Friday, November 10, 2006

As crianças são o futuro…

Todos sabemos que as crianças são o melhor que este mundo tem! Principalmente quando se é pai. Consequentemente, todos queremos o melhor para eles; bem, existem algumas excepções, mas felizmente ainda são um pequeno problema e a justiça lá os apanha de vez em quando.

Querer bem aos miúdos é dar-lhes algum mimo embora seja uma tarefa dura e difícil de controlar, quer a quantidade como a qualidade! No entanto a TV ajuda-nos a mimar os miúdos e o canal Panda é uma dessas ferramentas que apoiam os pais em situações de desespero! :)
Sim, é verdade! Quem já não sentiu vontade de colocar a criança frente ao canal Panda e deixa-lo vidrado na animação (mediana, para ser sincero) e termos uns minutos ou horas de sossego! Todos já passaram por isto, calculo.

No entanto, o Panda não é assim tão nosso amigo como imaginam, senão prestem atenção: estamos ainda longe do Nata mas, um intervalo no Panda significa 10 ou mais minutos de intenso marketing direccionado aos putos… do mais intenso que já vi!
São longos minutos de rápidas sequências de anúncios, curtíssimos mas repetidos vezes sem conta. E a maldade vai ao ponto de os anúncios serem mentirosos para os miúdos (enganosos usando o termo da DECO para adultos), pois simulam acção onde não existe com bonecos de plástico a voarem em cenários maravilhosos e coloridos…

Nem sequer se deram ao trabalho de colocar os tradicionais avisos em letra Arial 4 no fundo do ecrã a informar que os cenários são montagens e que os bonecos só voam quando atirados ao pontapé. Não dizem que a agua dos charcos não vem no pacote e que a prenda que irão receber é só e apenas 1/100 de tudo o que aparece no cenário; neste caso, o boneco de 1cm de altura que foi filmado com uma grande angular e parece ter 1 metro e 50kg de peso.

Por tudo isto, não convém deixar as crianças frente ao canal Panda mais do que o necessário para verem o episódio favorito e logo que detectem o inicio da longa metragem de anúncios, levem-nos para a cozinha para comerem um pão com manteiga, de seguida ao WC para fazerem xixi com consequente lavagem de mãos e boca! Podem até pentear as madeixas à criança que sobram ainda 5 minutos de publicidade.
Leiam-lhe o Capuchinho Vermelho e cantem a Floribela e depois, só depois, voltem à sala onde se espera, esteja prestes a recomeçar outra mini-sessão do Nody ou do Ruca.

O melhor mesmo é ir até ao parque brincar com a criança… deixem o Panda no Zoo e desliguem a TV.

No comments: