Imaginação gratuita…
Nos últimos dias tenho andado mais atento ao que se passa em meu redor! E quando digo atento não me refiro a olhar para o chão na esperança de achar alguma nota de 500 euros (que muita falta faz) mas sim ao facto de reparar em pormenores.
E hoje, reparei em alguns que me fizeram pensar o quanto nós Tugas somos imaginativos!
Infelizmente é só isso, imaginação; porque na prática somos muito pouco efectivos naquilo que fazemos, ou não estaríamos sempre na cauda da Europa… Mas a imaginação é algo que se deve exercitar e hoje decidi valorizar três exemplos apanhados em apenas uma tarde de passeio!
Comecei por encontrar uma loja cujo nome era muito sugestivo e adequado à realidade que vivemos… uma medonha crise: Tuta e Meia, era o nome de um estabelecimento que no meu entender tem como missão a venda de produtos por tuta e meia, embora eu tenha sérias duvidas que consiga, pois hoje em dia pouco ou nada custa este valor… seja ele qual for.

Depois deparei-me com a pérola do dia; um nome que ainda me faz pensar sobre o real objectivo. Se chamar clientela ou se alertar para algum facto. Sendo domingo não pude apurar o porquê deste nome, mas decerto não deve ter uma explicação fácil nem simples. Burlamaqui nunca deveria ser um nome de loja se atentássemos às regras e boas práticas do sector comercial, principalmente na área de Marketing onde suspeito, este nome seria dado como exemplo a não usar.

Por fim, algo menos inédito mas que não deixa de ser interessante! Um slogan à moda oriental. Bastou olhar para o interior da loja a partir da porta para perceber que se trata de apenas mais uma loja do "Chinês" com todos os artigos normais para este tipo de estabelecimento, ou seja, de tudo um pouco desde que seja “Made in China”.
A única coisa que distingue este de outro qualquer espaço comercial "achinesado" é mesmo o nome, pois num ímpeto de diferenciação, surgiu um atrevido e pouco real uso do termo
Fashion, numa ténue alusão ao mundo da moda, à ideia de moderno e arrojado. Ou seja, tudo o que uma loja deste tipo,
NÃO tem!
Ficou registada a boa intenção!
No comments:
Post a Comment