Friday, November 23, 2007


Calculo do poder de compra... como se faz!?

Tenho-me deparado com este dilema ao longo dos anos. Como se pode comparar a queda do poder de compra, calcular ou perceber como foi a sua evolução!O governo apresenta números, a oposição apresenta números, o BdP apresenta números, o INE apresenta números, mas... todos eles me parecem muito diferentes e acima de tudo, irreais!

Hoje, em conversa com um amigo, lembrei-me de um indicador... assim a meio da conversa!Em 2002, ia a um restaurante conceituado almoçar todos os dias durante a semana... um almoço poderia custar entre 9 ou 11 euros, dependendo de haver vinho, sangria ou sobremesa.Ninguém se queixava... era comportável e a vista do local incluía um picadeiro.

Hoje em 2007, vamos ali ao restaurante (bem... o tasco) da esquina e comemos por 4,50 euros... por um simples prato e uma bebida. Sem sobremesa, sem entrada nem café. Só conta a simpatia do empregado.

Antes que digam.... em 2002, já tinha casa que representava entre 55 a 60% de esforço mensal namorada e meio de transporte próprio! Ia passear pelo pais, por Espanha, França e Ilhas. Até atravessei o Atlântico!
Hoje, não posso ir mais longe que o habitual passeio dos tristes pela praia, de preferência a menos de 20km de casa.

Então digam... o que está aqui mal?
(por acaso reparei que um talão de ordenado de 2002 e o de 2007, apresentam quase como fotocopia, o mesmo valor)....Será esse o problema? Saberá o governo (INE, BdP e outros) deste pormenor?

:(

No comments: